domingo, 5 de abril de 2009

Sua Escolha - por Brunno Soares.


Li essa crônica em um outro blog, parece que foi escrita por mim, e pode ser que você tenha a mesma percepção ao ler esse texto.

Existe uma infinidade de pessoas que tem sentimentos semelhantes. As circunstâncias podem não serem as mesmas, as posições dos protagonistas serem diferentes, os personagens também serem diferentes, mas os sentimentos que se desenvolvem no interior das pessoas o são: angústia e vazio.

O ser humano pode parecer tão complexo, um verdadeiro universo a ser desvendado, mas ao mesmo tempo é tão simples, pois tem a capacidade de desenvolver os mesmos sentimentos com histórias de vida diferentes.

Escolhas são processos decisórios difíceis e estão sujeitas a uma diretriz importante da vida, que é a relação "causa-efeito". Por isso que conselhos não devem ser dados às pessoas, pois as consequências caberão a quem fez a escolha, sendo que a pessoa que emite o conselho o faz baseado em sua bagagem de vida.

As escolhas sempre pressupõem perdas e ganhos, e no processo decisório o saldo de ganhos terá que ser positivo, senão você não fará boas escolhas.

Ahhh...!!!! Que bom seria se tivéssemos muitas vidas e não precisássemos fazer escolhas, mas a coisa não funciona assim, pois temos uma só vida no presente a ser vivida.

Meu amigo, se você tem que fazer escolhas, desejo-lhe sorte no seu processo decisório, e seja bem-vindo à vida!!!

Boa leitura e reflexão.




Sua Escolha - por Brunno Soares

02.09.2004

Nem tudo foi criado pra durar para sempre e durante nossa vida encontramos coisas assim, por exemplo, o ingresso do parque de diversões não dura pra sempre, uma colônia de férias só dura, obviamente as férias, o tempo de colégio também não dura pra sempre, a consulta ao dentista, graças a Deus não dura pra sempre, e até algumas amizades não duram pra sempre.

Devemos viver com isso em mente; que tudo aqui é passageiro, superficial talvez. Cansei de ouvir pessoas dizendo, “eu nunca vou te esquecer”, vai ser difícil sem você” ou até “sinto saudades”, mas eu me questiono até onde é verdade e até onde isso passa a ser somente frases bonitas em letras garrafais nas raras cartas que recebo.

Seria egoísmo meu achar que essas amizades não durarão para sempre? Ou seria a mais dolorosa verdade? De fato, não consigo ver resposta certa! O que vejo é, que quanto mais o tempo passa ou quanto mais aumenta a distancia esses “amigos” se afastam ainda mais, tornando quase impossível acreditar que há, ou até mesmo que um dia houve, um sentimento tão forte que me faria desejá-los do meu lado pra sempre.

Mas apesar de tudo, a gente segue, sem olhar pra trás, com a esperança que um dia tudo volte ao normal, ou pelo menos fique claro! Às vezes sinto-me como um peso nos ombros desses amigos, um fardo tão doloroso que seria melhor deixá-lo e seguir sozinho.

O pior é que tudo começa assim, você tem que ir embora por circunstâncias que não pode enfrentar, depois vêm aqueles pensamentos, o que será de mim sem eles? Parece que tudo perde sentido se não os tenho por perto. O tempo passa, algumas cartas cheias de ânimo, de mensagens positivas, de declarações inegáveis de amor e respeito eterno, depois, são algumas cartas a menos, um mês sim, outro não, dois meses, e por ai vai...

Se ao menos eu pudesse tirar do peito o que me prende a eles, o faria. Ter alguém pela metade é bem pior do que não tê-la! Não sentir, seria hoje bem melhor do que esperar, esperar e esperar...

Entretanto, até as ausências nos trazem lições, a mim, varias: as pessoas mudam com o tempo, ou se revelam, tiram suas máscaras e a beleza dá lugar a uma frieza extremamente angustiante; Temos que aprender que as pessoas têm o direito de nos tirar de suas vidas, mesmo que isso venha a doer mais em nós, pois não estamos preparados para o desprezo; Não me cabe julgar se eles estão errados, um dia eu posso fazer o mesmo que eles.

Na verdade, é tudo uma questão de escolha! O doloroso mesmo é saber que não posso fazer nada para mudar o sentimento, ou a falta dele nos meus amigos, aceitar é o melhor que posso fazer.

Meu amigo, você que está lendo, saiba que de maneira alguma escrevi isso para lhe acusar, não mesmo. Mas se, por ventura, agora ao acabar de ler você não estiver sentido nenhum aperto no peito, sorria! Pois é sinal que tudo continua exatamente do mesmo jeito entre nós. Porém se você sentiu algo dentro de você, uma voz sussurrando “ouça”, ou o aperto no peito... Pense bem, não será a hora de mudar? Ou de esclarecer as coisas e fazer sua escolha? Não se sinta na obrigação de me manter em sua vida, eu entendo suas escolhas, também farei às minhas um dia, mas, por favor, só não continue a me deixar com esse vazio no peito, com essa falta em mim que vem de você.

Lembre-se: é tudo uma questão de escolhas! Estou preparado para qualquer que seja a tua escolha, afinal, você me treinou para ela todo esse tempo. Agora, uma última coisa, não tenha medo, a vida nos trará novas oportunidades amanhã, porém esse amanhã começa hoje, no exato momento em que você terminar de ler esse texto e decidir por nós dois. Vá em frente, esse texto foi feito pra você!

Um comentário:

  1. Que lindo! E triste...
    Também tive a impressão que fui que escrevi!(se escrever eu soubesse)

    ResponderExcluir