quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Copa do Mundo da África do Sul.


Faltam menos de 24 horas para o início da Copa do Mundo. Muitos já escreveram sobre a Copa e, considerando que é um dos maiores eventos esportivos do mundo, eu não poderia deixar, simplesmente, passar em branco, ou deixar de registrar minhas percepções e sentimentos sobre o assunto.

Faz muitos anos que eu não sou fanático por futebol como a maioria dos homens, o que é considerado pelas mulheres como uma característica positiva, pois o que elas mais detestam é ver seu homem atirado em cima de um sofá às terças à noite, ou aos domingos à tarde, grudados na telinha quase que hipnotizados por uma bola disputada por 22 jogadores. De forma alguma estou criticando esse tipo de homem, até porque eu já fui um fanático por esse esporte, do tipo vestir camiseta do time do coração, que é o Grêmio, e passar um dia inteiro em um estádio de futebol, guardando lugar na arquibancada, aguardando o início de um jogo que iniciaria somente na segunda metade da tarde. Hoje limito-me a acompanhar os resultados dos jogos do campeonato gaúcho e copa do Brasil, no final do programa Fantástico da Rede Globo, até porque o futebol é um dos assuntos mais discutidos nas rodas de conversas entre os homens, e eu não poderia ficar alienado sobre o assunto.

A Copa do Mundo é diferente. Nos jogos do Brasil o país, literalmente, paralisa. Os empregados das empresas param para ver o jogo, ou uma hora antes as empresas dispensam seus empregados para irem embora para casa, como nesse ano, que haverá jogos às 15h30min. Uma hora antes do jogo ocorre uma tranqueira no trânsito, as pessoas ficam ansiosas para chegar em casa, ou se não dá tempo, procuram o lugar mais próximo onde haja uma televisão para ficar hipnotizado.

Eu, por exemplo, nos jogos do Brasil, fico ansioso minutos antes e durante todo o jogo. É uma sensação indescritível. É como se eu entrasse em campo com aqueles 11 jogadores que passam a serem vistos como guerreiros. Durante o jogo, não se escuta um barulho na rua, uma pessoa ou carro circulando, quando muito alguns poucos ônibus ou táxis, pois os serviços essenciais não podem parar. É um momento mágico, indescritível, e de silêncio absoluto nas ruas.

Além dos jogos, o que eu acho mais fabuloso durante a Copa, é que no país sede desembarcam repórteres e pessoas de todo o mundo, sendo transmitidas notícias, documentários, história, e conhecidos os pontos os turísticos daquele país. Quantos de nós já havia sequer cogitado em colocar a África do Sul em nossos roteiros de viagem? De conhecer a África do Sul de Mandela, do "apartheid" (regime de segregação racial), da AIDS, dos paradoxos de riqueza de poucos e pobreza de muitos, das tribos zulus, dos territórios de safaris, das minas de diamantes, dos vinhos sul africanos, e dos costumes de um povo que foi o berço do Brasil e da humanidade?

A África do Sul foi vista pelo mundo. O país está de parabéns, pois construiu uma infraestrutura fantástica para receber a Copa do Mundo, quando ninguém acreditava que eles conseguiriam, pois não tinham os estádios, a segurança, e a estrutura necessária para tal evento.

A próxima Copa de 2014 será no Brasil, e nós seremos vistos pelo mundo também, não só como um eixo chamado Rio-São Paulo, mas como um país continental do Oiapoque ao Chuí.

Que o Brasil se espelhe no trabalho da África do Sul de Nelson Mandela para receber a Copa.

E agora, só nos resta torcer pelo nosso país e pela conquista do Hexa.

Vamos lá, Brasil!!!

17 comentários:

  1. Paulo,

    Na Copa do Mundo não tem quem não entre no clima, todo mundo vira patriota do dia pra noite. O negócio é deixar o coração sentir orgulho de ser brasileiro e esquecer dos problemas que nos cercam.

    Que sua noite seja de luz.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  2. Oi grande amigo de jornada dos blogs, sabe que admiro seu blog, seu coração, e vim retribuir seu carinho, deixei um selinho da paz mundial lá pra vc ok!Que a copa nos traga um pouco de irmandade ao qual precisamos muito, o povo se dando as mão numa única festa, a da alegria!!
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  3. Sabe Paulo! o que mais me chama atenção e, encanta?! ainda hoje, na abertura da copa do mundo comentei com minha filha;a riqueza de culturas,o ajuntamento de pessoas de um mundo,ligados a um só sentimento,a um só desejo,expectativas únicas,enfim,das quais você tão bem no seu post'fez considerações.

    Eu gosto e, acompanho os jogos,com resalvas;
    me preparo tanto pra vitórias, como para derrotas, afinal, um tem que perder.rá,rá
    ...e, obviamente outro sairá vitorioso.he,he

    Espero e desejo que sairemos mais uma vez vitoriosos...
    O time não está lá, essa coisas! mas,,,rs

    Abração caloroso, pra esquentar frio que presumo está na sua região.rs

    ResponderExcluir
  4. Eu fico super ansiosa quando o Brasil joga...é uma sensação fantástica...dá um frio na barriga...rs!!!

    Eu acredito no Hexa...pensamento positivo, Vambora...haaaaaa!

    Blogbeijoooos!

    ResponderExcluir
  5. Neste Mundial a unica coisa que não gostei foi que a minha seleção (Portugal) ficou no mesmo grupo do Brasil. Gostaria que se encontrassem mas que fosse na final. É que este ano não estou confiante na nossa seleção e o grupo é muito dificil. Se não vencermos a Costa do Marfim não passaremos e caso isso aconteça, torcerei obviamente pelo Brasil.
    E muito azar para a Espanha :)

    ResponderExcluir
  6. Ô amigo Paulo.
    Eu nunca gostei de futebol, mas nos jogos da copa, eu torço com emoção.
    Sou brasileira, sou patriota... apesar disso ou até por isso, dessa vez eu gostaria que a África ganhasse.
    Ver aquele povo comemorar com um sorriso largo...

    Hoje pela manhã, eu chorei pelo Nelson Mandela. Aquele acidente com a bisneta dele...

    Eu amo aquele "ser especial"

    Um grande abraço. Deus abençoe você e toda a sua família.

    ResponderExcluir
  7. Paulo,

    Quando o amor é igual não tem como sentir diferente. É um prazer, pra nós, poder ler o elogio de alguém como você. Uma pessoa que transmite todas as coisas boas quando lemos. Jota Cê e eu sempre escrevemos como se não tivesse ninguém brechando e, dessa forma, as palavras saem sem cerimônia. Coisa boa é poder fazer parte do cotidiano daqueles que nos querem bem.

    Você já é um querido amigo.

    Que sua noite seja de luz.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  8. Oi Paulo!
    A Copa começou e o primeiro gol foi um presente para o país sede. Que tudo! Que alegria para a África do Sul e para o Parreira!
    Também adoro essa época. Adoro a ansiedade dos minutos que antecedem a entrada do Brasil em campo, da emoção na hora do hino, de cada jogada, do aperto no coração quando o adversário faz o primeiro gol, do alívio e euforia em cada gol 'nosso'. Copa é tudo de bom! Copa é o país todo, vestindo a mesma camisa, é o mundo todo voltado para um mesmo lugar, um mesmo esporte. Um espetáculo!
    BeijO* e vamos lá: torcer para o hexa.

    ResponderExcluir
  9. Pronto, descreveste com detalhes o sentimento de todos nós, o Brasil para! E mesmo as mulheres que criticam seus maridos por serem fanáticos por futebol, entram no clima. É a única ocasião que até os empresários, que são mercenários e não dispensam seus funcionários nem em dias santos, liberam-nos para ir ver o jogo...rsrsrs.

    As vezes fico pensando que magia é essa que mexe tanto com as pessoas, das crianças aos idosos, da classe mais baixa à mais alta, escolarizados e analfabetos, todos, sem exceção. É muito louco, é muito bom sentir, rsrsrs.

    A África Continente é pra mim um dos mais apaixonantes e exóticos, apesar de suas mazelas, a África do Sul país, está demonstrando uma alegria contagiante desde o evento de abertura por estar sediando a Copa, coisa que eu nunca tinha visto em outra Copa, lindo de ver! Tomara que aqui no Brasil seja desse jeito...

    Bem, eu já gosto de futebol, sou torcedora do Flamengo, na Copa então fico doida, rsrsrs.
    Vamos todos viver esta emoção que é só de 4 em 4 anos e esperar nosso Brasil chegar ao HEXA.

    Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, rsrsr!!!

    Obrigada pelo carinho, que bom que gostou das tatuagens, eu amoooooooooooo todas as minhas 5, elas contam histórias.

    Beijos,
    Kenia.

    ResponderExcluir
  10. que super clima de copa aqui! ;D
    adorei...e vamos torcer para o Brasil
    rs

    beiijo
    ")

    ResponderExcluir
  11. Olá,sabe q nem tenho visto nada?Detesto futebol,não me chamam atenção.
    Mas espero q o Brasil ganhe.
    ótima semana
    vc tah sumido
    :*

    ResponderExcluir
  12. É isso aí, Paulo!... Vc descreveu, exatamente, o clima de uma Copa do Mundo, aqui no Brasil! Até as moscas se silenciam... rs
    O meu "time confesso" é o da Seleção, ou seja, o do Brasil, já que não torço por nenhum Clube em especial! Tb fiquei admirada com a eficiência da organização e o exemplo de superação da África do Sul!... Só espero é que o Brasil tb consiga dar conta do recado!!
    Quanto ao resultado da Copa, cá entre nós, e sem querer jogar água na fogueira, tou com o infeliz palpite, de que não será desta vez, que conquistaremos o Hexa! Oxalá eu esteja "erradíssima da silva"!! rs
    Beijos meus e obrigada de coração pelas suas gentis e carinhosas palavras, deixadas em lá em meus aposentos!! rs ( vc é um amor, creia!! )
    Helô

    ResponderExcluir
  13. Amigo eu amo copa e adoro o clima é uma alegria e esperança de ganhar, mas aki no Japão, não vejo este festere que é o Meu Brasil, então to fazendo festa sozinha ,rs, eu e meu coração.
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  14. Olá querido, como vai?

    Pois é... a Copa me dá nos nervos isso sim! Não o jogo e tal, mas tudo ao redor! O comércio fervoroso, todo mundo virando brasileiro fanático. Quando passa, dizem 'mas o Brasil é uma porcaria" rs. E eu? Tenho que ficar enlouquecida pelas ruas fazendo matérias a respeito.... Mas enfim, pra frente Brasil!!!! srsrs

    Hoje deu uma vontade infinita de conversar sobre várias coisas, e me lembrei de ti... É engraçado que quando escrevemos parece que não sabemos mais falar... escrever me alivia muito mais, me alegra, me faz de tudo um pouco... então vim ate aqui ler um pouco de ti, trazer um abraço e um beijo!

    ResponderExcluir
  15. Oi amigo! É hoje!!! vamos torcer pelo Brasil!!!
    Abraços e volte sempre ao meu Blog.

    ResponderExcluir
  16. Olha como o tempo voa... o jogo já começou!...
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Paulo,obrigada pelas palavras lindas.Nossa fiquei até emocionada.
    Vc sempre é tão gentil,tão amável q eu amo receber seus comentários,sempre tão cheios de graça,de amor.
    Obrigada mesmo que vc a cada dia seja abençoado por Deus e q vc seja sempre essa pessoa maravilhosa.
    :*

    ResponderExcluir