segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os Caminhos do Sul: Torres.

Em maio deste ano, fui à Praia de Torres/RS assistir o 22º Festival Internacional de Balonismo, na tentativa de conseguir realizar boas fotos.

Para quem não conhece, Torres fica à 198 Km da capital Porto Alegre. É, sem dúvida nenhuma, a mais linda praia do litoral gaúcho. Caracterizada por suas formações rochosas à beira-mar chamadas furnas, é uma praia que fica entre o mar e a Serra Geral. É a última praia ao norte do litoral gaúcho, fazendo divisa com o Estado de Santa Catarina, através do Rio Mampituba.

E foi nesse cenário, em dias lindos de sábado e domingo (01 e 02 de maio), que aconteceu o 22º Festival Internacional de Balonismo. Na verdade, o Festival foi um evento de quatro dias (29 e 30 de abril e 01 e 02 de maio), mas eu só fui os dois dias do final de semana. Eventos consecutivos como este acontecem somente em outros dois lugares do mundo: Alburqueque, no Novo México, e Chateau D'Ouex, na Suíça.

Um balão a ar quente é subdividido em três partes principais: o envelope, o maçarico, e o cesto. O piloto só consegue controlar duas coisas: a subida e a descida. Se ele insuflar o envelope com ar quente, através de um maçarico, o balão sobe, e para descer, ele deixa o ar esfriar, o que torna o balão mais pesado que o ar, fazendo-o descer. O maçarico é posicionado acima da cabeça dos passageiros e produz uma enorme chama para aquecer o ar dentro do envelope. Assim, o piloto tem total controle dos movimentos para cima e para baixo, controlando a temperatura do envelope. Durante o voo, os balões flutuam no ar e são impulsionados pelas correntes de vento. É verdade que o piloto não sabe, com antecedência, onde o balão vai pousar, mas isso não significa que ele não tenha controle do voo e do pouso, ou seja, deve-se sempre procurar uma altitude onde haja uma corrente de vento na direção e sentido favorável aonde o piloto quer ir. Durante todo o voo, o balão é seguido pela equipe de resgate. O piloto mantém contato com sua equipe através do rádio, orientando-os para que sempre cheguem junto com o balão, quando este faz o pouso final. Toda esta perseguição é uma aventura em si. Depois do pouso, a equipe empacota o balão e os equipamentos no carro de resgate, e todos voltam juntos para o local de decolagem. Os melhores horários para voar de balão é antes das 7:00h e depois das 16:00h, que eram sempre os horários dos voos no Festival, pois é quando o vento está mais favorável.

Não foi dessa vez ainda que eu consegui voar de balão, mas realizei meu sonho de voar em um paraglider, como pude mostrar em um post anterior. Tudo tem sua hora certa para acontecer, assim como aconteceu meu voo de paraglider ou parapente a motor, como queiram.

A seguir, você poderá curtir um slide show com fotos dos balões nos céus de Torres, bem como recordar meu voo de paraglider, com fotos aéreas da belíssima orla e cidade de Torres, feitas por mim. Espero que gostem. Dou crédito ao meu amigo José Ademir, a qual tive o prazer de encontrar em Torres, e como eu adora fotografia, e que realizou boa parte das fotos.


17 comentários:

  1. que máximo!
    adorei o post :D

    beiijo
    tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Paulo, pelo visto você é mesmo um homem das alturas, rsrsrs. Tá lindo o vídeo e espero que você realize esse seu outro desejo de andar em um balão.

    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Paulo,essa música é uma delícia!!!
    muito boa mesmo!
    fiquei aqui tempão curtindo.

    "Do alto coração mais alto coração viver, viver e não fingir esconder no olhar,pedir mais do que permitir do alto coração mais alto coração"

    Aí, já viu né...eu "viajo" mesmo,sinto o que exatamente sentiu qdo voou e realizou seu sonho.rs

    Grande Abraço e bjinhos na filhinha.

    ResponderExcluir
  4. Estou eu aqui a agradecer a visita à Casa da Imaginação, já ciente de que teremos fotos por aqui, muitas, e aventuras! rs

    Abraço, querido, obrigada!
    Tânia

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive medo de avião e balão - e um amigo costuma me dizer que eu não vivo até o momento que me permita a aventuras como essa, pois o céu é sem limites e permite prazeres diversos.

    abs

    ResponderExcluir
  6. Adorei o teu blog, e admirei tua coragem de voar, eu tb quero, e tu acreditas q morro d medo de altura...vai q um dia enfrento este medo.
    E segunda-f ganhei uma camiseta deste festival de Torres, veja q coincidência.
    Estou te seguindo.
    Acredito q deve ter sido emocionante e inesquecível estes teus momentos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Paulo,
    Morro de medo de voar numa aeronave. Acho que pra subir num balão só dopada e amarrada! Hehe!
    Deve ser uma super adrenalina...
    Agora praia é comigo. AmoOoO!
    Não conheço nada no RS. Torres deve ser linda!
    BjO*

    ResponderExcluir
  8. Oi Navegador.....tô vendo teu balão chegando......beijão!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do teu blog
    show di bola!!!

    p.s.: dia 8 de maio é tb dia do Artista Plástico... uma feliz coincidência haushuahs
    abs

    ResponderExcluir
  10. Oi Paulo!
    Fico muito feliz de vc ter curtido meu blog! Eu sou meio nova no mundo dos blogs e estou adorando!
    Te sigo tb!
    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Oi Paulo!
    Nossa vejo que é amante dos céus.Também adoro adrenalina, não tive coragem de voar, mas vendo as fotos e o vídeo me trouxeram uma enorme felicidade...Obrigado pela visita e pelo carinho...
    Bejuxus!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Paulo!
    Venho agradecer pelas lindas palavras que deixou no meu blog, me fizeram muito bem. Na verdade acho que você escreveu ali, em poucas palavras, tudo o que eu precisava ler.
    Obrigada e pode voltar lá sempre que sentir vontade, será um prazer te receber.
    Tenha um final de semana iluminado!
    Beeijo

    ResponderExcluir
  13. Olá Paulo abrindo seu blog me deparei logo com a bandeira da Ordem de Cristo (antigos Templários). O que mostra ser vc é um verdadeiro navegante.Obrigada pelo comentário no meu blog.Sua filhinha também tem um blog e já sou seguidora. Falei para ela fazer uns desenhos e postar. Boa tarde!!!

    ResponderExcluir
  14. Paulo, que espetáculo o colorido dos balões, nos céus!! Dá uma leveza... só de assistir, imagine, então, o voar!! rs Espero que o seu sonho se realize no tempo certo, como vc mesmo disse! Torço por vc, "podiscrê"... rs
    Mudando de assunto...
    Vc simplesmente nos encanta com seus comentários... Tens um talento nato para a escrita!! Tenho certeza de que se vc fosse incumbido de escrever uma bula de remédio, conseguiria torná-la uma leitura extremamente agradável, aos olhos, de qualquer mortal!! Já pensou?! rs
    Parabéns e obrigada pelo seu carinho, Paulo!
    Um belo de um domingão procê!!
    Beijão no coração!
    Helô

    ResponderExcluir
  15. Nossa seu passeio deve ter sido tudo de bom...

    A sensação de voar deve ser ótima, sentir livre como um pássaro sem falar na paisagem que deve ser linda!!!


    Seu blog é muito legal...
    bjiom :*
    E bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Paulo. Muito obrigado por seu comentário. Uma das razões que seguirei seu blog tem haver que recentemente fui pela primeira vez ao Brasil que adorei e voltarei um dia, e também conheci o estado do Rio Grande do Sul, incluindo Torres que tem umas praias lindissimas. Assim acompanharei o que de mais importante se vai passando por ai através de voce.
    Abraço desde Lisboa.

    ResponderExcluir
  17. Pronto, já estou navegando por aqui.
    Tenha uma ótima semana!
    Beijo

    ResponderExcluir