sábado, 17 de janeiro de 2009

Será que se iniciou a queda do Império Americano?

O Brasil é completamente diferente dos EUA. Nesse sentido, li uma coisa interessante sobre os presidentes dos dois países, por ocasião da posse de Barack Obama:

EUA: O presidente inaugura o cargo.
BRASIL: O presidente toma posse do cargo. O cargo é só seu, ou é do povo que lhe colocou como representante?

EUA: O presidente ao inaugurar o cargo jura sobre a Bíblia e sobre a Constituição (que tem mais de 200 anos), ou seja, a Biblia significa a palavra de Deus e os princípios morais, e a Constituição são as leis ou regras do país.
BRASIL: O presidente recebe uma faixa presidencial, toma a tal posse, e a primeira coisa que diz é que se tem que rever a Constituição.

O problema é que esse presidente Barack Obama foi o primeiro, em mais de 200 anos, que começou dizendo que se tem que rever a Constituição Americana.

O mundo está cheio de esperança, principalmente o povo americano, com esse novo presidente. Realmente, esse homem tem uma missão quase impossível: impedir a queda do Império Americano. Na história, todos os grandes impérios caíram: o Império Romano, a Alemanha Nazista, entre outros. Por que não haveria de um dia o Império Americano sucumbir? Posso estar enganado, mas parece-me que estamos vendo o início desse processo.

Um país que sempre pregou que o mercado se regulava sozinho, que não deveriam haver interferências do Estado no mercado e na economia, foi fazer o quê quando o mercado quebrou? O Estado foi intervir no mercado. Que moral de cueca!

Se for confirmada essa queda dos EUA, os próximos poderosos do mundo serão os "Tigres Asiáticos", principalmente a China, que tem o maior mercado interno consumidor do mundo. Mesmo que a China não tenha para quem vender no exterior, o seu mercado interno consome seus produtos.

Talvez, não tenhamos sentido tanto essa crise americana aqui no Brasil, pois nossas relações comerciais não estão mais voltadas tanto para a América do Norte e Europa, mas também para a Ásia. Nessa linha de pensamento, o Brasil está unindo-se com os países certos, porém, temos que competir dentro do mercado interno brasileiro com os produtos chineses, como por exemplo, o calçado, sendo que o calçado chinês é comercializado no Brasil em média a $ 4,00 (quatro dólares) o par. Assim não dá pra ser feliz. Largamos um monstro (EUA) e criamos outro (China).

Temos riquezas imensas nesse país, prova disso é o petróleo. Descobertas maravilhosas foram feitas, como o biodisel. Se formos inteligentes o suficiente elegeremos o Presidente que merecemos, não aquele que toma posse de cargo, ou diga que se tem que mudar a Constituição, mas como mesmo diz a Lei Magma: "O poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido".

A resposta está em nossas mãos.

Olhemos os nossos políticos e nos veremos no espelho.

Todo o povo tem os políticos que merece.

Só acho que merecemos coisa melhor, não acham???

Nenhum comentário:

Postar um comentário