domingo, 31 de maio de 2009

Um restaurante caseiro.


Um dia desses eu estava conversando com um colega de trabalho, durante um intervalo para o cafezinho, sobre um restaurante que eu conheci há muito tempo atrás, em uma das minhas inúmeras viagens a serviço ao interior do Estado do RS. Esse meu colega é uma pessoa muito viajada, principalmente ao que se refere ao interior do Estado, muito mais viajado do que eu. Era próximo do meio-dia e fazia muito frio em Porto Alegre, por isso deve ter sido inevitável a lembrança daquele restaurante, a qual ele também conhecia.

Ao lado da cidade de Santa Cruz do Sul, há 160 Km de Porto Alegre, existe uma cidadezinha muito pequena chamada Vera Cruz. Para quem não conhece o RS, a cidade de Santa Cruz do Sul é de colonização alemã e grande plantadora de fumo para fabricação de tabaco. Aliás, as maiores fabricas de cigarro do Brasil como a Souza Cruz e Phillip Moris localizam-se em Santa Cruz do Sul. A cidadezinha de Vera Cruz, apesar de ser muito pequena, quase que um vilarejo, deve ter uma arrecadação muito alta, pois algumas fábricas de cigarros também localizam-se lá. A cidade de Vera Cruz está situada ao lado de Santa Cruz.

Mas voltando ao restaurante de Vera Cruz a qual me referia, é um estabelecimento inusitado, porém, muito agradável e de uma comidinha caseira excelente. Conheci esse restaurante em uma certa viagem àquela região, e acabei chegando lá levado por um colega, motorista da empresa em que trabalho, que na ocasião dirigia um carro da própria empresa, conduzindo-me na viagem.

O restaurante é estabelecido em uma casa grande, com cara de residência, e você só identifica que é um restaurante por uma pequena identificação na fachada da casa. Você entra pela garagem da casa, onde já encontram-se algumas mesas, e mais no interior do prédio você encontra um ambiente muito amplo com dois enormes fogões a lenha no centro do salão. Nos fogões à lenha existem panelas com a comida quente. Em uma mesa próxima aos fogões existe um buffet de saladas, e em outra, um buffet de sobremesas. O grande charme do restaurante é que você se serve no fogão e diretamente nas panelas, que constantemente são repostas com comida pronta, nova e quentina. Na verdade, os fogões do buffet são só para manter a comidinha quente, que já está pronta, além de aquecer muito o ambiente em dias de muito frio.

Lá você encontrará uma comidinha simples como aquela que seria preparada no dia a dia da sua casa. Você se sente como se estivesse almoçando no aconchego de um lar. A comida é deliciosa e muito saborosa. É um ambiente muito charmoso e aconchegante, que dá ao local um certo ar de intimidade.

Isso me faz lembrar quando você vai almoçar na casa de alguém, como visita, e é convidado a servir-se diretamente nas panelas em cima do fogão. Para algumas pessoas pode parecer um certo descaso do anfitrião da casa, que sequer se dá ao trabalho de colocar uma mesa bem posta para você, ou que não quer sujar mais louça, pois teria que colocar a comida em pratos ou travessas. Não é qualquer anfitrião que tem tamanha habilidade para quebrar formalidades. Mas existem pessoas muito sensíveis e especiais que conseguem fazer você se sentir, realmente, muito a vontade, como se você estivesse em sua própria casa, usando essa técnica.

Eu não sou especialista em etiqueta, por isso não vou descrever sobre o assunto, mas posso tentar explicar o meu sentimento pessoal.

Tudo depende da relação do anfitrião com a "visita", que deve ser uma relação de muita intimidade. O anfitrião deverá sempre estar junto na cozinha quando todos vão se servir, pelo menos quando vão se servir pela primeira vez, pois isso facilita para que a visita se sinta mais a vontade, acabando com toda e qualquer formalidade que ainda possa existir.

Acho isso divino, porém, poucas pessoas sabem receber tão bem, conseguindo deixar suas visitas tão a vontade assim, sentindo-se como se estivessem em sua própria casa. A única coisa que eu particularmente não gosto, é de comer com o prato na mão, principalmente se tiver uma carne para cortar. Mas se não tiver outro jeito, eu cortaria a carne antes, apoiando o prato em algum balcão, só para manter o glamour de intimidade.

Me sinto honrado quando o dono ou dona da casa me proporciona essa oportunidade de me servir diretamente nas panelas do fogão. Das poucas vezes que fui agraciado com essa intimidade, sempre me senti muito a vontade e completamente em casa. Talvez, muitas pessoas devam se sentir assim como eu me sinto, por isso aquele restaurante em Vera Cruz faz tanto sucesso e está sempre cheio de gente. Sempre que estou naquela região, programo-me para almoçar lá.

Já conheci muitos restaurantes tradicionais que servem comidinha caseira, mas essa foi a primeira vez que conheci um restaurante caseiro que serve comidinha caseira.

Mais íntimo e gostoso que isso, só que não é para qualquer pessoa, é comer pizza na cama....rs.

Um comentário:

  1. é sempre bom comer em lugar assim, estou sempre viajando ao RS vou procurar o referido restaurante em Vera Cruz já que a localização não foi citada no referido artigo

    ResponderExcluir