sábado, 31 de julho de 2010

O sétimo sentido.

Em recente viagem ao Chui, extremo sul do Brasil, cidade dos "free shops" uruguaios, comprei um vídeo game para minha filha. Em um outro momento falo dessa viagem, a qual vi coisas muito interessantes. Faz muito tempo que Nathália me pede um videogame NINTENDO WII BLACK, lançamento no EUA, que ainda não está a venda no Brasil . Fui ao Chui, não para comprar o video game, mas para passear, e conhecer a última fronteira do Brasil, tão citada em todo o país, quando refere-se a extensão territorial: "do Oiapoque ao Chui".

Quando vi o vídeo game funcionando, fiquei impressionado com a interatividade desses video games de última geração. Eles não tem mais, simplesmente, um controle cheio de botões ou joysticks, como até agora tinham. O controle do game faz parte, praticamente, do corpo da pessoa. É um controle que possue uma alça, com uma capa toda emborrachada para evitar choques, pois a interatividade é grande. Por exemplo, tem um jogo que tem um tiro ao alvo de arco e flecha. Nesse jogo você usa dois controles, um é o arco imaginário, e o outro é como se você segurasse a flecha. Você segura o arco e o aponta para o vídeo, e com o outro, você puxa a flecha no arco, e no vídeo, conforme você puxa o controle para trás, vê a flecha se movimentando no arco. Você faz a pontaria e solta a flecha através de um botão no controle. Em outro jogo, você joga basquete. Nesse, você tem que fazer um movimento com o controle amarrado em sua mão, como se estivesse quicando a bola, e quando tem que arremessar para cesta, você tem que pular, para o bonequinho no vídeo pular também, e arremessar imaginariamente a bola, com as duas mãos, para que o arremesso seja feito. É como se você estivesse, realmente, jogando basquete. Há vários jogos. Tem um outro, também, que você luta com uma espada, e tem que movimentar a espada com a mão, como se estivesse com ela, realmente, na mão. Fantático!!! Depois de algumas horas de jogo, a impressão que se tem é que você praticou realmente aqueles esportes, ficando cansado, fazendo um esforço igual. Não estou dizendo aqui que um vídeo game vá substituir qualquer esporte. Longe disso. Estou falando da "realidade virtual" e da interatividade que esses novos videos games estão apresentando.

Isso fez-me pensar sobre as palavras, paradoxalmente, tão usadas hoje em dia: "realidade virtual". O que é real e o que é virtual? O cérebro humano assume como realidade o que sente e o que vê, por isso é que os vídeo games, os computadores, e a internet, fazem tanto sucesso nessa última geração de indivíduos, chamada de geração Y. Mas a pergunta não quer calar: O que é real, e o que é virtual? O que você sente e vê é realidade? O que é realidade para alguns é imaginário para outros. Assim, são as realizações também. Tudo o que hoje é físico e real para alguns, um dia foi idealizado e foi virtual. Claro que todos nós concordamos que um vídeo game é uma coisa puramente virtual ou imaginária. Esses, de última geração, então, é como se fossem verdadeiros simuladores da vida.

Aí veio-me outra pergunta: a internet é real ou virtual? Eu, por exemplo, adoro jogar xadrez pela internet. E o jogo é muito real, pois jogo on line, e sei que quem está movimentando as peças adversárias é um ser humano, ou seja, é uma mente humana criando estratégias e armadilhas no jogo. Em termos de jogos, eu definiria como real quando você joga com outro ser humano, e virtual, quando você joga contra uma máquina.

Seguindo a definição anterior, eu diria que, em se tratando de interação de pessoas, a internet é mais real do se pode imaginar. Eu diria até que é tão real quanto um contato físico. Claro que o olhar e contato físico são indispensáveis. Porém, a internet é mais uma ferramenta de interação entre as pessoas. Através dos blogs, do MSN, e do e-mail, você conhece a alma das pessoas, não as conhecendo somente pela aparência física, ou de uma forma superficial. Por mais que uma pessoa queira se esconder atrás de uma tela de computador, sempre deixa rastros de sua essência, nos blogs, na sua escrita, ou em mensagens.

Eu diria que a tecnologia e os computadores criaram a necessidade de desenvolvermos mais nosso sexto sentido, lendo nas entrelinhas dos textos dos blogs, dos e-mails, e das mensagens instantâneas, a verdadeira essência e o sentimento das pessoas. Ou será um sentido novo, um sétimo sentido que está sendo desenvolvido pelo ser humano?

17 comentários:

  1. Paulo querido, sabe que eu nunca havia pensado assim, mas é a mais pura verdade!

    Realmente, esse é o sétimo sentido.
    O mundo mágico virtual, onde como vc disse a gente tentar ler, perceber a essência das pessoas.
    E muitas vezes encontramos coisas tão lindas, descobrimos seres humanos, daqueles da gente querer ficar pra sempre por perto.

    Perfeito seu texto.

    Super abraço!!!
    Bom domingo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo, iria amar jogar o jogo dos arqueiros e da esgrima. Tenho vontade de aprender os dois.
    Quanto o real e o virtual foi tema de minha pesquisa para pós de Sexualidade Humana e Relacionamento Amoroso, com o seguinte título: ¨O Orkut como interface dos relacionamentos amorosos virtuais.¨ Nela falo sobre ciberespaço, corpo virtual, comunicação virtual, identidade virtual, sedução e fantasia no ciberespaço, ciberamor, cibersexo e o conectar e o desconectar no relacionamento amoroso virtual. Um dos livros que pesquisei é o Amor Líquido de Bauman, que aborda o tema da fluidez nos relacionamentos pós-modernos. Gosto muito dos seus comentários no Café com Canela.
    Abraços e Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu sei.... o q. é este mundo virtual de video games... X BOX... jogos carérrimos...Vixe como eu sei... tenho um aborrecentes aqui de 15 aninhos... Ufa.. é um saco.. ao mesmo tempo q. é deliciosos... Ele ao meu lado tiro onde de q.estou pegando e ficando com um gatinho de 15 aninhos... kkkkk. Enfim..amei seu texto pura realidade dura e cruel e maravilhosamente deliciosa. Adoro qdo vc. me visita... e sou isto meRmo... Bjitos mil e força na peruca pq. não é mole não... Ser mãe, advogad, mulher, amante, surfista, cantora, blogueira... e antes de tudo... ser humano q. mera aprendiz de escritas doces e sensíveis como vc. faz brilhantemente. Sou sua fã number one. Kisses e kisses no seu coração.

    ResponderExcluir
  4. Oi querido!
    Sei muito bem como é esse mundo.
    Eu amo jogar videogame, jogo com meu filho.
    Já experimentei todos, até fliperama eu jogo.Acredita?rs
    O mundo virtual é uma delícia, alías pra mim é mais que real, pois me emociono de verdade.
    Seu texto está maravilhoso.
    Ah, já conheçe o meu Baú de Gentilezas?
    http://baudegentilezas.blogspot.com
    Seu selo está lá, estou organizando ainda.
    Tenha uma ótima semana.
    Com carinho, Lady.

    ResponderExcluir
  5. Paulo,

    Filhos, filhos... Existem tecnologias que só sabemos as mudanças por causa deles. Esse Wii é maravilhoso, mas o meu curte o Xbox 360 e um tal de guitar hero, esse até gosto porque tocam umas músicas dos Beatles maravilhosas. O ruim mesmo é dirigir com meu filho jogando o Nindendo DSI, viu? Faz um baralho muito, mas muito irritante. Já o Jota Cê ama o PSP dele, enfim, essas minhas crianças...ahahahaha.

    Gostamos tanto de ti, temos tanta consideração, essa internet realmente cria laços. O virtual só existe quando não mora dentro do peito a felicidade da emoção.

    Que sua noite seja de luz, querido amigo.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  6. Hola,creo que siempre existio lo real y lo virtual,y no me asusta (debe ser la edad) si me alivia, que como en tu caso haya control.
    Pero la vida cotidiana es así,en tu casa,en la calle,en el trabajo,uno esta mas que tranquilo y se olvida los controles.
    Quien controla o esta preparado para encontarse con un arco y flecha???
    Y TODOS LOS DIAS TENES SORPRESAS
    Me parecio magnifica tu reflexión y para reaccionar
    Gracias y feliz semana!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Paulo! Vim te visitar, adorei tudo que li
    e vi aqui, seus posts são bastante dscontraídos
    e informativos... Enfim, amei e fiquei...
    Deixo a ti um abraço e meu carinho... Paz e luz

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo, bom dia! Vim te deixar um abraço,
    meu carinho e te desejar um lindo dia!
    E olha mudei o link dos meus seguidores de
    lugar, creio que quando voltar lá ja irá
    encontrar,rsr... Obrigada por sua visita e
    o carinho do seu comentário... Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá Paulo, bom dia!
    Vim retribuir a visita, e agradecer por seu comentário... deixou minha alma flutuando...

    Agora gostaria que vc visitasse meu novo espaço, e dizer-me a sua opinião... para mim é muito importante.

    Link seguro abaixo
    *
    Vista-se de Poesia
    *
    http://vistasedepoesias.blogspot.com/
    *
    Beijos meus, com carinho.

    ResponderExcluir
  10. Diria que a preocupação se dá quando a pessoa possui apenas amigos virtuais, deixando de viver a realidade ao seu redor. Sou iniciante neste mundo virtual de blog, MSN e coisas afins, até porque se quero falar a linguagem dos meus filhos adolescentes também preciso me aproximar das coisas que eles curte, e quer saber? Estou adorando!
    Saber aproveitar a virtualidade de maneira construtiva e prazeirosa.
    Gostei do teu texto.
    Abraços
    Mari

    ResponderExcluir
  11. Paulo ola encontrei seu espaço e estou gostando muito.

    Eu jogava muiiiito quando criança meus 13, 14 anos com meu primo, lembro que agente apostava.
    ai bons tempos vc me lembrou.


    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  12. Oie
    nossa você foi profundo, me fez pensar e repensar.... adorei a matéria mas como fundio meus neuronios te darei minha conclusão previamente pode ser rsrrs

    Beijos adoro seu blog Homem !!!

    ResponderExcluir
  13. É tênue essa linha entre o real e o virtual...
    Precisamos não perder o contato corpo a corpo, olhar nos olhos, sentir o calor de um toque .
    Porque por mais que seja interativa a internet, nada substitui o olho no olho.
    Bjos achocolatados ( respeitosamente)

    ResponderExcluir
  14. Ou Paulo, como esta amigo???
    Olha, eu li o seu texto ontem, mas não comentei pq estava com pressa, Bom fui dormir e adivinha com que eu sonhei????rsrs com video game haha..sonhei que estava jogando Tenis no Wii, foi muito divertido, eu nunca gostei muito de jogos de video game,mas quandoeu vi o Wii me apaixonei^^pq eu tenhoa aimpressão que ele te transporta paraum mundo realmente "real" , de esportes musicas,principalmente no esprte , pq vc tem realmente a senssaçao de que esta em uma competição e que esta jogando de verdade 9e realmente está)por isso gosto tanto dele,por parecer tão real e não ser real.Na verdade eu não tenho video game rsr(nunca tive)mas esse me deu vontadde de comprar.Mas vontado ao seu texto,sobre o real e o virtual, eu tenho a necessidade de fugir do meu mundo real e me refugiar aqui no virtual, é td tão simples nada é complexo,se vc ta em um pagina na internet e não esta dando muito certo, a solução é simples "atualiza a pagina",e na nossa vida eu ainda não achei o botão pra atualizar as coisas.resumindo agente acaba criando um mundo aqui cheio de amigos, e algumas coisas, pessoas, agente ate queria que não existisse apenas no virtual,que deixasse de ser uma valvula de escape e pertencensse ao nosso dia a dia..Mas como disse uma moça loga acima(Rebeca),"O virtual só existe quando não mora dentro do peito a felicidade da emoção" eu concordo plenamente.
    Um beijao amigooo =)

    ResponderExcluir
  15. Ei amigo! Tô aqui de novo!rsr...
    Vim te deixar um abraço, meu carinho, e te
    desejar um lindo e abençoado final de semana...
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Ha esse videogame é mt massa,meu primo tem.
    Nossa a interatividade é mt grande.
    A tecnologia anda cada vez mais avançada.
    :*

    ResponderExcluir
  17. Olá Paulo!

    Navegando no blog de uma das suas seguidoras, por indicação do mesmo encontrei o seu cantinho e confesso que adorei! Seus posts são bastante descontraídos. Em relação ao post, vez ou outra eu jogo com os meus sobrinhos e realmente é fantástico. Quanto a blog sou um tanto novata e estou gostando muito pois eu acho que não se exige tanto do responsável do mesmo. Já em redes sociais como orkut, facebook, etc.; ainda não tive a mesma sorte, pois boa parte das pessoas não tem muita paciência para ler, dão maior preferência em avaliar/comentar imagens e pouco interesse no que o outro tenta passar pela escrita (seja de sua autoria ou não), músicas, dicas de livros, filmes... uma pena mesmo, pois acredito que existam pessoas que querem de certa forma expressar o que estão sentido dessa forma do que se expor através de imagens.

    Parabéns pelo seu cantinho especial.

    Desejo a vc tudo de bom!

    Abraços.

    ResponderExcluir