domingo, 18 de abril de 2010

SAWUBONA e SIKONA.


Certa vez, fazendo um curso com duração de três dias, a instrutora apresentou-se no início da primeira aula, e disse que todos os dias, no início de cada aula, faria uma saudação a todos dizendo "SAWUBONA", e que deveríamos responder "SIKONA". Para explicar o significado dessa saudação contou-nos a seguinte história: "Existe no sul da África, uma tribo Zulu em que seus habitantes usam essa saudação, ou seja, quando uma pessoa encontra a outra diz "SAWUBONA", que significa "Eu te vejo", e a outra responde "SIKONA", cuja a tradução é "Eu estou aqui". Essa tribo não adota em suas leis a pena de morte, porém, a pena máxima decretada é a invibilidade, que é o fato da pessoa deixar de existir. Uma vez a pessoa deixando de existir, ninguém a cumprimentará com "SAWUBONA", ou melhor, nenhum habitante da tribo enxergará essa pessoa. O indivíduo, simplesmente, pode gritar, fazer o que quiser para chamar a atenção dos demais, que não será mais visto por ninguém. O que acontece é que o condenado acaba abandonando a tribo e vai viver sozinho, morrendo na selva". Eu diria que essa pena é, realmente, uma pena tão cruel quanto a pena de morte física.

O famoso psicanalista francês JACQUES LACAN dizia que somos constituídos pelo "olhar do outro". Assim, no momento em que não somos mais vistos por alguém, deixamos de existir, ou seja, morremos para essa pessoa, e um pouco para nós mesmos.

Quando assisti o filme "AVATAR", uma das coisas que mais me chamou a atenção é que o nativos do planeta "Pandora" saudavam-se de maneira semelhante, dizendo um para o outro: " eu estou te vendo". Isso fez-me pensar em quantas vezes matamos pessoas, não as vendo mais, e quantas vezes somos mortos por não sermos mais vistos por algumas pessoas. Não deixa de ser uma morte em vida, em que julgamos, condenamos, e aplicamos a pena de morte enquanto matadores, ficando, simplesmente, impunes, pois é um direito de cada um escolher quem vai fazer parte de sua vida. Mas, pior que matar, é ser morto por alguém, pois para quem é morto fica a lembrança, o legado, e a saudade dos momentos felizes com o outro. E, uma vez passado o luto, já que o nosso matador (o outro que não nos vê mais) acaba morrendo para nós também, seguimos em frente pela vida, renascendo no olhar de outra pessoa. E, no momento em que renascemos, renovamos a nossa vida, pois a cada morte estamos tendo a oportunidade de termos novos olhares, tão ou mais maravilhosos do que aqueles que já tivemos um dia.

Portanto, caro leitor, eu saudo-lhe: "SAWUBONA".

7 comentários:

  1. Bom dia!
    Estava passeando pela net e cheguei até aqui.
    Simplesmente maravilhoso seu post.
    Nunca havia lido nada tão verdadeiro sobre a morte em vida, quando deixamos de ver e ser visto.
    Adorei,parabéns!
    Estou louca para assistir Avatar.
    Tenha uma ótima semana.
    Um abraço carinhoso
    "SIKONA"

    ResponderExcluir
  2. Paulo. Que história incrível. É uma pena cruel: deixar de ser visto, ser ignorado é um tipo de morte lenta e penosa.
    No entanto, para a maioria das coisas da vida, é preciso morrer para renascer. É preciso jogar fora o que passou, para abrir espaço para novas coisas.
    Beijos e tenha uma semana feliz.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Maria José, essa é uma espécie de morte lenta e penosa, mas enfim, em se tratando de cultura, cada uma tem a sua, sejam elas significativas ou não. Muito interessante essa história.
    Então, SAWUBONA também!

    ResponderExcluir
  4. E agora falando sobre o seu blog, se o que diz no cabeçalho é um convite, vou aceitar os dois últimos itens: "pensamentos desconexos e reflexões sobre a vida"... Pode ser?

    Muito prazer em conhecê-lo, Paulo!
    Gostei daqui!

    Beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  5. Namastê..

    Oi..Prazer,me chamo Beatriz Allen e passeando pelos blogs achei o seu muito interessante,estou até te seguindo.

    Recebi um email da minha terapeuta alguns anos atrás em que falava dessa tribo Africana que vc menciona aqui,mas com algumas diferenças,inclusive no cumprimento entre eles.Muito interessante..mas após ler seu post fiquei na dúvida do real significado desse "mantra".Eu e meu namorado ficamos tão encantados com o significado que ele até tatuou no braço:Sawabona Shikoba.

    Te mandei por email a históra linda que tenho sobre:Sawabona Shikoba.
    Ahhh as fotos são incríveis tb!!

    ósculos..

    ResponderExcluir
  6. Bacana o seu comentário sobre como focar, fiz isso em várias fotos e mesmo assim algumas saíram desfocadas; Mas mesmo assim agradeço pela dica, um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Adorei navegar por esses mares, onde um universo de sabedoria e sensibilidade nos acolhe.

    Parabéns!!!

    SAWUBONA ^_^

    P.S

    Avatar, um dos filmes mais lindos que já vi.

    ResponderExcluir