domingo, 11 de abril de 2010

Os Caminhos do Sul: Parque Eólico de Osório.







O Parque Eólico de Osório é um parque de produção de energia eólica localizado na cidade de Osório/RS. É composto por 75 torres de aerogeradores de 98 metros de altura e 810 toneladas de peso cada uma, podendo ser vistas da auto-estrada BR 290 (Free-Way que liga Porto Alegre ao litoral gaúcho), da RS 030 (estrada que liga Porto Alegre à Praia de Cidreira e as praias mais ao sul do litoral norte do Estado), e de praticamente todos os bairros do município de Osório.

As hélices dos aerogeradores têm 35 metros de comprimento cada uma, ou seja, cada aerogerador possui um diâmetro de 70 metros, contando o rotor onde estão fixadas as hélices. As turbinas eólicas responsáveis pela geração de energia chegam a pesar cerca de 100 toneladas.

O parque tem uma capacidade instalada estimada em 150 MW (150 Megawatts de energia é capaz de atender uma cidade de 700 mil habitantes), sendo a maior usina eólica da América Latina. O fator de capacidade médio dos parques eólicos de Osório é de 34%, o que significa dizer que ele produz, em média, 34% da capacidade total instalada. A média mundial deste fator é de 30%.


COMO CHEGAR: Saindo de Porto Alegre em direção às praias do litoral gaúcho, pela BR 290 (Free-Way), antes de chegar à Osório, você entra no acesso à Praia de Tramandaí. Na sequência, a aproximadamente 3 Km, entre no acesso à Estrada do Mar em direção à Capivari do Sul (direção oposta à Praia de Torres). Andando uns 5 Km em direção à Capivari do Sul você logo avistará os aerogeradores, sendo que há um paradouro à beira da estrada com uma vista belíssima da maior parte do parque eólico. Nesse local você fica muito perto de algumas torres. Pela BR 290 (Free-Way), a distância de Porto Alegre à Osório é de 95 Km, ou seja, mais ou menos 1 hora de viagem.

Fotos PPH...

2 comentários:

  1. Trabalho na Eletronorte, hoje Eletrobrás, e fico encantada ao ver um parque eólico como o de Osório. Energia limpa. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola esse parque! Sua eficiência energética não é muito alta... Mas pelo menos sua geração de energia não agride o meio ambiente...

    ResponderExcluir