quinta-feira, 18 de junho de 2009

A filosofia do LINUX.


Sempre que ouvia falar do sistema operacional LINUX, eu achava que era um negócio de um bando de malucos, ou uma espécie de linguagem de programação avançada, destinada a uns poucos "NERDS".

De uma maneira muito simplificada, para quem nada entende como eu, um computador precisa de um sistema operacional para funcionar. Hoje, 90% dos internautas só conhecem o sistema operacional "WINDOWS", e acham que um PC só funciona com esse sistema. Porém, existem inúmeros sistemas operacionais muito mais eficientes que o "WINDOWS", e a quem diga que o sistema "WINDOWS" é o pior sistema operacional do mundo.

O LINUX originalmente foi desenvolvido por Linus Torvald, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia, e posteriormente desenvolvido em várias versões com a ajuda de programadores voluntários ao redor do mundo. De uma forma simplista, poderíamos dizer que Linus Torvald desenvolveu o LINUX e abriu o "código-fonte" para o mundo, que é o código com o qual os programadores podem alterar o sistema operacional e aperfeiçoá-lo, ao contrário do Sr. Bill Gates, que criou o sistema WINDOWS e um império chamado MICROSOFT, tornando-se um dos homens mais ricos do mundo, mantendo seu código-fonte guardado às "sete chaves".

Certa vez, conversando com um colega de empresa, que é uma das maiores autoridades em LINUX no Brasil, fiquei impressionado com seu entusiasmo. Ele, simplesmente, não me falou nada técnico sobre o sistema operacional LINUX, mas sim na filosofia na qual ele acreditava. Falou-me no absurdo que é o fato do mundo estar escravizado pela MICROSOFT, da informática estar dominada por essa empresa, e do mundo ter que se corromper à pirataria, tendo que usar sistema WINDOWS "pirata" para não pagar "royalties" ao Tio Bill. Se você tem uma empresa e usa informática, e hoje qualquer boteco por menor que seja usa um PC, não foge de pagar "royalties" à MICROSOFT. Devido à pirataria, qualquer pessoa está sujeita a pagar multas que chegam a 2000% sobre o valor do preço do WINDOWS.

Existem várias versões de LINUX, sendo que a melhor hoje é o UBUNTU. Não vou falar de técnica aqui, até porque não sou um entendido no assunto, mas a filosofia a qual se dedica o LINUX é que me fascina.

A prosposta do LINUX é um mundo com software livre. É o fato das pessoas não ficarem preocupadas em comprar softwares, como o OFFICE do WINDOWS, entre outros. No LINUX, o código-fonte está aberto para o mundo e programadores volutários contribuem, aperfeiçoando o sistema operacional para as necessidades das pessoas.

Hoje já temos inúmeros softwares livres que nasceram no ambiente LINUX, mas que rodam no WINDOWS, como por exemplo o BrOffice, o navegador Mozilla Firefox, o aMSN, que é o clone do MSN, entre outros.

Várias empresas grandes, hoje no Brasil, já usam o BrOffice, que é similar ao OFFICE (word, excel, power point e Acess), com a diferença que o BrOffice é gratuito.

Nos concursos de algumas empresas públicas ou de órgãos governamentais já são exigidos conhecimentos de BrOffice, que foi desenvolvido e muito incentivado pelo Governo Federal. É só você fazer uma pesquisa na internet e entenderá do que eu estou falando.

Outra grande vantagem do LINUX é que você não precisa usar anti-vírus, pois todos os vírus são desenvolvidos para WINDOWS e seus aplicativos. Assim, você ganha em velocidade de processamento, pois muito tempo é gasto pelo WINDOWS rodando esses anti-vírus pesados. Você pode abrir qualquer coisa em LINUX, sem medo de ser atacado por um programeco maligno, que faz você perder seus arquivos.

Mesmo rodando em WINDOWS, o grande sucesso do navegador Mozilla Firefox, por exemplo, é que ele é muito menos vulnerável ao ataque de vírus do que o Internet Explorer, que é utizado por 80% dos usuários da internet. Por isso, os hackers desenvolvem mais vírus para o Internet Explorer do que para o Mozilla Firefox, pois assim podem atingir um maior número de usuários.

Um outro programa interessante do LINUX e que roda no WINDOWS é o aMSN. Você pode fazer seu download a partir do WINDOWS, procurando em um site de busca por "aMSN". Foi desenvolvido por um cara chamado Álvaro, e por isso chama-se aMSN (Álvaro Messenger). É um clone do MSN original, porém, com muito mais ferramentas que você mesmo poderá descobrir. Uma das ferramentas que eu acho mais interessante no aMSN é o fato de você ver quem te deletou da lista do seu MSN, pois aparece um "X" ao lado do nick da pessoa. Com relação a outras ferramentas do "aMSN", eu convido você mesmo a descobrir fazendo o download do programa. É simples de baixar e rápido de instalar. Você pode ter em seu computador tanto o MSN original como o "aMSN". Eu, particularmente, tenho os dois programas instalados em meu PC, mas uso mais o "aMSN".

Se você quiser começar a experimentar o LINUX, eu sugiro que você comece baixando em WINDOWS mesmo, o BrOffice, o navegador Mozilla Firefox e o aMSN. Depois, você poderá ter o próprio LINUX em seu computador, podendo optar, sempre que ligá-lo, qual o sistema operacional que você quer usar: WINDOWS ou LINUX.

Se for instalar o LINUX, recomendo que você instale o LINUX UBUNTU, que é a "cara" do WINDOWS, e atualmente é a melhor versão LINUX, pois é a que está sendo mais desenvolvida no mundo. No início poderá parecer meio estranho, mas logo em seguida você verá como é fascinante e fácil de usar. Você descobrirá muitas ferramentas interessantes e que não existem em WINDOWS. Procure alguém que entenda um pouquinho de instalação de sistemas operacionais, o que não é difícil de encontrar. Sempre tem um amigo muito perto da gente que pode fazer isso. O interessante é você desprover-se de preconceitos e ver como o mundo do SOFTWARE LIVRE é interessante e muito útil.

Quando o Sr. Bill Gates anunciou sua aposentadoria, eu achei que, além de contribuir para inúmeras instituições de caridade como ele diz que contribui, ele poderia abrir o código-fonte do WINDOWS. Assim, ele poderia devolver ao mundo em forma de benefícios tecnológicos, o tanto de dinheiro que o mundo encheu seus bolsos.

Mas Bill Gates perdeu essa oportunidade e não teve essa visão. Ou será que sua ganância foi maior que seu coração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário