quinta-feira, 26 de março de 2009

"Uma imagem vale por mil palavras".


Esse provérbio chinês em si só é uma das mais belas verdades da vida, e economiza palavras quando se quer transmitir idéias e emoções de uma maneira eficiente.

Eu sempre tive a mania de me apaixonar por coisas e hobbies, e uma nova paixão que tem me assolado aos poucos tem sido a fotografia.

Parece ser tão simples registrar imagens. Hoje qualquer criança poder tirar uma foto, e todo mundo é um paparazzi, pois tem-se câmeras digitais de bolso e em celulares, que estão sempre à disposição das pessoas. Mas retratar um instante com qualidade não é tão simples assim.

Uma boa fotografia não deve registrar só uma imagem, mas deve passar emoções a quem a observa. E quanto maior for a facilidade de passar emoções e idéias de um instante infinitesimal, melhor será a foto.

Existe uma percepção maior a qual poucas pessoas dão-se conta, que é o porquê o autor quis retratar tal imagem ou conjunto de imagens. Se chegarmos a esse nível de percepção, poderemos também fazer uma leitura das emoções do próprio autor da foto e do seu momento de vida. É como se pudéssemos exergar um outro instantâneo que está por trás da câmera.

Uma boa fotografia exige técnica, estudo e desenvolvimento de percepção do fotógrafo, coisas que podem ser facilmente aprendidas quando se adquire paixão pela arte.

Um bom equipamento torna-se indispensável, porém, o grande valor de uma foto é ter-se qualidade com um equipamento simples, ou seja, aproveitar o equipamento ao máximo, usando-se aproveitamento da luz, composição de cena, e todas técnicas inerentes à esta arte.

A escolha do primeiro equipamento, talvez, seja um dos maiores desafios, pois temos que nos valer das opiniões de quem já domina um pouco o assunto, sem precisar investir muito.

O ideal é ler bastante, fazer um curso para iniciantes, que é o que estou pretendendo fazer, e procurar olhar o mundo com emoção através de uma lente.

O que me fez olhar com mais carinho para a fotografia, é o fato de perceber que um instante em nossa vida é único e não volta mais. Os instantes passam segundo a segundo, a vida passa constantemente, mas o que fica mesmo são as imagens retratadas.

Se a foto não for boa o suficiente para que outras pessoas sintam a emoção que você quis transmitir ou sentiu, de uma forma solitária, você poderá sentir as mesmas emoções daquele momento único, mas não poderá compartilhar suas emoções com outros.

Pessoas escrevem um livro com palavras, outros escrevem dezenas de livros com poucas imagens.

Escolha um bom equipamento, faça cursos, e leia bons livros para aprender a técnica, mas o fator principal é você: sua sensibilidade, os bons momentos da vida a serem desfrutados, e as emoções sentidas. Isso é que fará a principal diferença entre uma boa foto ou, simplesmente, um retrato sem brilho.

A escolha é sua: ou você registra momentos e os recorda sozinho, ou compartilha imagens e emoções, mesmo quando não estiver presente.

A fotografia foi uma ilusão deliciosa que o ser humano criou para tentar eternizar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário