quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O Paraíba.

O Paraíba foi uma pessoa que eu conheci, certa vez, quando passava por um momento difícil de minha vida.

Uma pessoa simples como todo o nordestino, um retirante como dizem, que saiu da Paraíba e foi para São Paulo trabalhar em uma empresa de construção civil, e quando a empresa o trouxe à Porto Alegre, acabou ficando por aqui.

Ele quase não tinha estudo, tinha cursado até a 6ª série apenas, com os seus 28 anos, mas na sua simplicidade me ensinou muita coisa. Quando penso que minha filha com apenas dez anos está cursando a 4ª série, vejo como ele estudou pouco.

Porém, a inteligência emocional para com as coisas da vida, apesar da sua simplicidade, era muito grande.

Tinha muita experiência de vida, passou por muita coisa. É independente, trabalhador, já tinha morado junto com uma mulher mais velha que ele havia conhecido aqui em Porto Alegre, quando montou um restaurante com ela com o pouco de dinheiro que tinha juntado no seu último emprego. Separou-se dessa mulher tempos depois e perdeu o restaurante. Começou tudo de novo, vendendo sanduíches, sucos e café próximo ao Hospital da Santa Casa de Porto Alegre. Transportava tudo pela rua em um carrinho de supermercado.

Como a empresa, na época, tinha hospedado seus empregados em um hotel econômico no centro da cidade, quando a empresa foi embora, ele pediu demissão da firma e continuou no hotel, mesmo sem emprego e dinheiro, pois acreditou que poderia crescer nessa cidade.

Logo, o dono do hotel começou a ajudá-lo, colocou-o como gerente, pois viu que ele era muito responsável, trabalhador, honesto e tinha estilo de gestor.

Sabia fazer de tudo um pouco: cozinhar, lavar, passar, pintar, conhecia o serviço de pedreiro, fazia limpeza do hotel, e ainda fazia às vezes de administrador.

Impunha respeito e ordem ao hotel, pois trabalhava como se o negócio fosse dele, e isso é um grande segredo de sucesso pessoal.

Não tinha vícios, não fumava e não bebia.

Como todo homem, gostava de mulher, mas não se apaixonava por elas.

Tinha um sonho de voltar à sua terra natal e montar um bar à beira da praia, entre outros planos.

As pessoas, em geral, gostam dele e sempre o ajudavam por simpatia.

Observador e com muita percepção das pessoas, ouviu muitas histórias e conheceu muita gente. Deu-me muitos conselhos em determinados momentos em que eu precisava muito, e eu me impressionava com sua sabedoria.

Está aprendendo muito com a vida, e com o seu exemplo ensina as pessoas a viver.

Vibrava muito com pequenas coisas. Uma vez comprou uma bicicleta do filho do dono do hotel e parecia que tinha comprado um carro importado. Mostrava para todo mundo o seu veículo.

Muitas pessoas passam invisíveis na vida da gente, mas o Paraíba, com certeza, ficará na minha lembrança para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário