Ouvir requer um processo de atenção constante, pois é muito mais complexo que o ato de escutar. Pra compreender o sentido dos sons que chegam aos nossos ouvidos é preciso ter percepção inteligência, interesse e, principalmente respeito pelo outro.
Há o tempo de falar e há o tempo de calar-se. E entre esse dois tempos deve prevalecer o equilíbrio entre dar e receber informações, verificando se houve real entendimento mútuo. Não fomos educados para ouvir, e isso emperra o processo comunicativo, favorecendo distorções e bloqueios.
Ouvir pode exigir dos mais ansiosos um esforço quase sobre-humano, pois é necessário que haja disciplina e organização de idéias (enquanto o outro fala, é preciso frear a imaginação, que normalmente voa para diversos lugares em poucos segundos). Ouvir pode também causar frustrações, ao descobrir-se que, muitas vezes, o interlocutor tem idéias bem mais interessantes que as nossas.
A harmonia entre o falar e o ouvir é o resultado de uma lapidação interna que pode conduzir ao autoconhecimento e à maturidade psíquica. É preciso não ter medo de calar-se. O silêncio não é um vácuo a ser preenchido por uma torrente frenética de palavras, mas é o tempo significado para se refletir sobre o que o interlocutor diz.
Saber ouvir facilita as relações interpessoais, tornando-as mais eficazes.
Algumas sugestões para aprimorar o ato de ouvir:
- Saiba porque está ouvindo;
- Crie um clima de interesse e receptividade;
- Escute prestando atenção;
- Concentre-se no assunto em questão;
- Não interrompa o emissor;
- Evite a ansiedade enquanto ouve;
- Busque o estado de prontidão e não o de tensão;
- Espere que o interlocutor conclua sua idéia;
- Evite distrair-se com ruídos externos;
- Utilize a empatia;
- Ouça sem medo, sem precipitações e sem julgamentos preconceituosos;
- Sempre que houver oportunidade, procure resumir numa frase tudo o que entendeu.
Quem finge saber ouvir engana o seu interlocutor e transforma a possibilidade de comunicação em uma farsa.
Ouvir é bem um ato de civilidade e educação, que facilita uma comunicação autêntica e legítima, uma liderança mais democrática, contribuindo para o surgimento de ações mais sensatas e produtivas.
Vamos aprender a ouvir?
(por Eunice Mendes)
Gostei disso!!! Poucas pessoas realmente sabem ouvir... A maioria finge que ouve e ligue o piloto automático...rs
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